Como é uma portaria virtual?

A princípio, uma grande solução que pode aliar a segurança com a redução de custos, é a portaria virtual. Assim, ao invés de ter porteiros presenciais, são substituídos por agentes que remotamente abrem e fecham os portões, e ainda ficam atentos ao condomínio 24 horas por dia, através das câmeras.

Ou seja, sem a presença de um porteiro, o condomínio poderia economizar nesse quesito que é uma das maiores despesas para o condomínio. Nesse caso, seria contratada uma empresa responsável pelo serviço de portaria virtual, o que consegue diminuir bastante a taxa de condomínio.

Afinal, como é o funcionamento de uma portaria virtual?

Em síntese, a portaria virtual funciona através de câmeras de vigilância, sistema de identificação dos residentes e com o uso de internet, assim, da própria central de monitoramento, um colaborador da empresa responsável realiza a vigilância de todo o condomínio.

Além disso, todos os moradores conseguem ter acesso ao local por meio da biometria, cartão magnético ou tag. Já no caso das outras pessoas, para conseguir passagem é necessário entrar em contato com a central, através de uma tecnologia similar ao interfone.

Desta forma, quando algum visitante pedir acesso, o profissional irá entrar em contato e pedir a autorização via celular ou interfone. O que torna esse método ainda mais seguro, é por permitir saber por quanto tempo os visitantes ou entregadores permaneceram no condomínio.

Algumas pessoas ficam em dúvida quanto a contratação desse serviço, se é realmente eficaz. Por isso, preparamos algumas das vantagens que essa tecnologia pode oferecer ao condomínio.

Vantagens da portaria virtual

Em geral, a portaria virtual oferece vários benefícios, principalmente quando se trata da diminuição de custos. Assim, conheça abaixo algumas dessas vantagens ao implantar esse modelo.

  • Economia: um dos principais benefícios que a portaria virtual pode oferecer é a economia, já que não é necessária a contratação de um funcionário para realizar essa função. Em geral, esses custos podem diminuir até em 50%;
  • Diminui os riscos com ações trabalhistas;
  • Quando não há a presença de um porteiro no local, evita que o colaborador seja rendido por assaltantes;
  • Com esse modelo de portaria, é necessário aumentar o número de câmeras, oferecendo mais aparatos disponíveis para a segurança;
  • Evita os gastos com treinamentos preparatórios com porteiros e funcionário de segurança.

Além de tudo, a portaria virtual é um ótimo investimento em relação ao custo-benefício, além de reforçar ainda mais a segurança do condomínio, pois protege o acesso e ainda se houver alguma ameaça em potencial, uma viatura é acionada rapidamente pela central de monitoramento.

Conclusão

Por fim, a portaria virtual é benéfica em diversos quesitos, porém, para contratá-la é preciso considerar diversos fatores, por isso, é importante pesquisar bastante e observar se esse modelo consegue atender a todas as necessidades.

Em geral, os custos podem variar conforme a região e o número de unidades no condomínio, além de cada empresa oferecer o seu preço.

Quer saber mais sobre o assunto? Venha conhecer agora mesmo os nossos produtos, pois somos uma empresa especializada em segurança e tranquilidade.