Síndico: saiba como melhorar suas funções no condomínio

O papel do síndico é gerenciar o condomínio, sendo responsável pela disciplina, legalidade, segurança e limpeza do edifício. Diante de tantas responsabilidades, este profissional precisa encontrar um mecanismo para cumprir o seu papel. Então, confira algumas orientações para melhorar suas funções no condomínio.

Quatro dicas para melhorar o seu papel de síndico

Tenha uma rotina de trabalho

Por conta de várias tarefas que a pessoa precisa realizar para manter o bom funcionamento do condomínio, o síndico precisa ter uma rotina de trabalho. Além disso, em muitos casos, o profissional tem vários prédios para cuidar, então é fundamental ter dias e horários definidos para realizar essas visitas.

A rotina também é importante para que os condôminos saibam quando o síndico está disponível para sanar determinadas dúvidas. Ou quando irá ocorrer para as reuniões para debater as questões do condomínio.

Saiba as particularidades do condomínio

Todos os condomínios têm algumas particularidades e é primordial o síndico saber disso para que a partir daí comece a realizar o seu trabalho de forma focada e eficiente. Por exemplo, se o condomínio tem problemas recorrentes com animais de estimação, o profissional pode desenvolver mecanismos de prevenção para diminuir os conflitos.

Tenha um bom relacionamento

Um bom relacionamento é fundamental em qualquer relação de trabalho, mas na função do síndico isso ainda é mais primordial. O profissional pode melhorar as suas atividades quando se der bem com os moradores, prestadores de serviço e funcionários. Afinal, uma boa gestão condominial começa quando há canais de comunicação para receber pedidos, sugestões e até reclamações.

Com isso, haverá uma cooperação e as decisões serão respeitadas. Além disso, a gestão terá menos problemas e será mais tranquila.

Aposte na organização

Para melhorar a função do síndico, apostar na organização é um caminho, pois realizar todas as tarefas não é nada simples. Além disso, exige bastante atenção, já que um erro pode prejudicar a todos.

Por exemplo, se esquecer de pagar a conta de luz do condomínio, resultará no corte de energia elétrica nas áreas comuns do local. E isso impactará a vida cotidiana dos condôminos e a segurança dos moradores e visitantes.

Então, ser desorganizado não é uma opção! Veja alguns serviços que o síndico precisa prestar atenção:

  • enviar os boletos necessários para os moradores;
  • mandar e-mails informando sobre as reuniões e outras ações a serem desenvolvidas;
  • representar o condomínio na esfera jurídica, trabalhista etc.;
  • planejar e mediar reuniões sobre assuntos referentes ao condomínio;
  • treinar os funcionários;
  • analisar os contratos para os serviços terceirizados.

Melhorar suas funções no condomínio: invista na segurança

Por fim, uma das funções mais importantes do síndico é a segurança do condomínio, já que essa função, caso não seja feita de forma correta, acarreta sérios problemas. Então, esse profissional precisa garantir a segurança e para isso precisa trabalhar com os moradores para sensibilizá-los nessa questão.

Além disso, o síndico precisa contar com quem entende do assunto para melhorar suas funções no condomínio. Por isso, contate a SONAR, para encontrar soluções no seu prédio, tudo isso com um atendimento rápido. Com mais de 40 anos de experiência no segmento de segurança eletrônica, a nossa equipe irá te ajudar na sua gestão condominial.